🔥Rio: Pastor pop viraliza com Paes e irrita fiéis
#6: Papo de futebol gera críticas e boicote a religioso; PCO quer "guarda pretoriana" em bairros
Conhecido pelas pregações religiosas bem-humoradas que faz nas redes sociais, o pastor Claudio Duarte levou diversos canais públicos de WhatsApp e Telegram à ebulição ao aparecer, sorridente e piadista, em um vídeo ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição.
Duarte é líder da igreja Ministério Projeto Recomeçar, preside o Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (Comerj) e tem nada menos do que 10 milhões de seguidores no Instagram e 1,4 milhão de inscritos em seu canal no YouTube.
Na gravação de 43 segundos e que impactou ao menos 12 grupos públicos de WhatsApp (que somam mais de 12 mil membros) e um canal público de Telegram (com 23,5 mil pessoas), Duarte e Paes só falam sobre futebol.
Entre alfinetadas simpáticas sobre o resultado de jogos recentes, o pastor diz ser torcedor do Flamengo, e Paes, do Vasco da Gama. No papo, os dois se dão bem, e o prefeito chega a falar que, apesar de ter outro time de coração, é ele que está "resolvendo o problema" do Flamengo, em uma referência velada à anunciada desapropriação de um terreno para a construção do novo estádio do clube do pastor.
Mesmo sem qualquer menção a política ou eleição, o fato de o vídeo aparecer na primeira semana da campanha eleitoral deste ano foi entendida por muitos seguidores de Duarte como uma declaração de apoio a Paes – e vários usuários dos aplicativos julgaram este como um passo equivocado.
A análise de sentimento da Palver, função que permite indicar se mensagens têm tons negativo, positivo ou neutro a partir das palavras usadas, mostra que 66% dos conteúdos que conectavam Duarte a Paes nos grupos públicos monitorados tinham tom negativo e 34% eram neutras — nenhuma mensagem tinha caráter positivo.
"Lamentável… e eu que sempre gostei dos ensinamentos deste pastor. Análises pertinentes de psicologia humana e analogias com passagens bíblicas e vem ele agora se unir a um filho legítimo de Satanás?", foi um dos comentários que apareceram no WhatsApp.
"Pastor Claudio Duarte apoiando Eduardo Paes é pra acabar de vez...", reclamou outro no mesmo aplicativo.
Entre as mensagens críticas ao religioso (e colateralmente a Paes), houve quem levantasse suspeitas sobre o caráter de Duarte, aventando a hipótese de ele ter recebido valores indevidos da campanha para se posicionar em favor da reeleição.
Outros sugeriram um boicote às pregações que o pastor posta em redes sociais.
Em 2021, Claudio Duarte recebeu a honraria da Ordem do Rio Branco das mãos do então presidente Jair Bolsonaro. No ano seguinte, foi um dos organizadores da Marcha para Jesus, que reuniu milhares de pessoas no Rio de Janeiro.
Desde então, Duarte tem se posicionado publicamente como "anticomunista" e contrário ao aborto, pautas comumente associadas a eleitores de direita. Em entrevista concedida recentemente, o pastor chegou a dizer que as legislações em favor da interrupção da gravidez são, em sua imensa maioria, "apenas para resolver uma sacanagem", um "problema de mulheres solteiras grávidas de homens casados".
E mais
O candidato à prefeitura do Rio Henrique Simonard (PCO) deixou mais de 140 mil usuários de Telegram de cabelo em pé ao sugerir que, se eleito, acabaria com a polícia e criaria "uma guarda pretoriana" para garantir a segurança da cidade. A informação consta de um corte que circulou na terça-feira (20) feito a partir de uma entrevista que o candidato concedeu ao G1. Segundo Simonard, cada bairro teria sua própria guarda, que seria treinada militarmente aos moldes do que é feito pelas Forças Armadas de Israel. Questionado sobre um possível avanço do narcotráfico e das milícias a partir dessa proposta, o candidato disse que a outra opção seria armar a polícia e que isso vem sendo feito, sem êxito, há anos. Para alguns usuários de Telegram, Simonard é um "NPC", termo que vem do universo dos games e que significa “non-player character” (“personagem não jogável”, em tradução livre). Esses personagens aparecem ao longo da história do jogo, mas não podem ser controlados pelo jogador e estão presentes apenas como parte do cenário.
Leia as edições anteriores da 🔥Ebulição Rio
Leia as últimas edições da 🔥Ebulição SP
Nota da autora
A newsletter 🔥Ebulição tem duas versões, uma para Rio e outra para São Paulo. Caso você queira deixar de receber alguma delas, acesse sua conta no Substack e atualize suas preferências. Acesse seu perfil, clique em “Gerir Subscrição” e, depois, em “Subscrições/Notificações”.
Se você conhece outras pessoas que possam se interessar pelo conteúdo desta newsletter, compartilhe este link com elas por favor.
Um abraço carinhoso!Cris Tardáguila
Fundadora e repórter da Lupa
p.s: A Lupa segue o Código de Ética da International Fact-Checking Network desde sua criação e tem a transparência e o apartidarismo como principais premissas de trabalho.
Metodologia desta edição
Termos buscados: "Alexandre Ramagem" OR "Cyro Garcia" OR "Carol Sponza" OR sponza OR "Eduardo Paes" OR "Juliete Pantoja" OR "Henrique Simonard" OR Simonard OR "Marcelo Queiroz" OR "Otoni de Paula" OR "Pedro Duarte" OR "Rodrigo Amorim" OR "Tarcísio Motta" OR Paes OR Ramagem OR "rio de janeiro" OR prefeito OR prefeitura OR pastor OR "claudio duarte"
Período: 13 a 20 de agosto de 2024
Recorte geográfico: Brasil
Recorte idioma: português
Plataformas observadas: WhatsApp e Telegram
Ferramenta de apuração: Palver
Conheça nossa política de privacidade.