🔥Rio: Candidatos a vice entram na mira
#2: Tarcísio ataca vice de Paes; Ramagem anuncia plano B após pressão da Universal
Ao menos 15 mil membros de grupos públicos de WhatsApp e Telegram receberam nesta semana mensagens que tratavam da escolha dos candidatos a vice-prefeito nas chapas de Eduardo Paes (PSD), Delegado Ramagem (PL) ou Tarcísio Motta (PSOL). E muitos desses conteúdos eram pouquíssimo amistosos – deixando entrever que ataques virão à tona a partir do dia 16, quando começa oficialmente a campanha eleitoral deste ano.
Três grupos batizados com o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva distribuíram pelo WhatsApp (para mais de 1,3 mil pessoas) a mesma mensagem que classificava o ex-secretário da Casa Civil do Rio Eduardo Cavaliere, escolhido para ser vice na chapa de Paes, como um "puxa-saco" do atual prefeito e um verdadeiro "tiro no pé".
"Eduardo Paes 'pisou na bola' com [o] PT ao escolher o novinho Eduardo Cavaliere como seu vice. Vários setores petistas já estão procurando Tarcísio Motta, do PSOL", acrescentava a mensagem.
E não demorou muito para que os psolistas surfassem essa onda. Na sabatina que o jornal Folha de S.Paulo fez com Tarcísio, o candidato aproveitou a narrativa das redes para dizer que "Paes esconde Lula" ao ter escolhido para vice alguém de seu próprio partido. Depois, ainda acrescentou que ele (Tarcísio) é o verdadeiro nome da esquerda no Rio.
"O programa que o presidente Lula defendeu nas urnas e nas ruas em 2022, o eleitor do Lula vai reconhecer na nossa candidatura e não no Eduardo Paes", alfinetou, segundo trechos do encontro que foram distribuídos e viralizaram por canais de YouTube e perfis de Tiktok do jornal paulista.
Ainda sobre o PSOL, mas com baixo destaque e pouco engajamento, houve quem usasse os aplicativos de mensagem para comentar a gravidez da deputada estadual do Rio Renata Souza, escolhida como vice de Tarcísio na chapa puro-sangue do partido. Ela está grávida e deve dar à luz antes das eleições.
Na direita, a conversa sobre vices também gerou burburinho digital. Ao menos dois grupos públicos de WhatsApp e um de Telegram (que juntos têm mais de 700 usuários únicos) debateram, entre os dias 1o e 2 de agosto, que o nome da deputada estadual do Republicanos no Rio Jucélia Oliveira Freitas, conhecida como "Tia Ju", não havia passado na aprovação de Silas Malafaia, pastor e líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
Para Ramagem e o PL, "Tia Ju" era o nome certo para agradar seus mais novos aliados: Eduardo Cunha, Anthony Garotinho e a família Brazão. Mas, segundo apurou O Globo, a Igreja Universal quer apoiar Paes na eleição de outubro e, por isso, determinou que Jucélia não poderia aceitar o convite do delegado.
O anúncio oficial da deputada estadual do PL no Rio Índia Armelau para a vaga de vice na chapa de Ramagem só aconteceu na última segunda-feira (5).
Entre 21h e 23h de segunda-feira, quatro grupos de WhatsApp e um de Telegram (com mais de 7 mil usuários no total) distribuíram pelos aplicativos de mensagem este mesmo conteúdo:
E mais
Na última semana, ao menos três grupos públicos de WhatsApp (com um total de 319 membros) trocaram mensagens usando o termo "prefake" para se referirem ao prefeito do Rio e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD). Acusam-lhe de usar a máquina pública em campanha e de ter gasto dinheiro com o show "imoral" de Madonna. Num dos três grupos, a crítica ao "prefake" recebeu a seta dupla, aplicada pela Meta aos conteúdos que têm grandes índices de viralização no WhatsApp. Gráfico extraído da Palver com base em mensagens que circularam nesse app no último mês mostra que o termo pode estar se popularizando entre os eleitores.
Nota da autora
A newsletter 🔥Ebulição tem duas versões, uma para Rio e outra para São Paulo. Caso você queira deixar de receber alguma delas, acesse sua conta no Substack e atualize suas preferências (no seu perfil, entre em “Gerir Subscrição” e depois em “Subscrições / Notificações”).
Se você conhece outras pessoas que possam se interessar pelo conteúdo desta newsletter, compartilhe este link com elas por favor.
Um abraço carinhoso!
Cris Tardáguila
Fundadora e repórter da Lupap.s: A Lupa segue o Código de Ética da International Fact-Checking Network desde sua criação e tem a transparência e o apartidarismo como principais premissas de trabalho.
Metodologia de trabalho utilizada nesta edição
Termos buscados: "Alexandre Ramagem" OR "Cyro Garcia" OR "Dani Balbi" OR "Eduardo Paes" OR "Juliete Pantoja" OR "Marcelo Queiroz" OR "Otoni de Paula" OR "Pedro Duarte" OR "Rodrigo Amorim" OR "Tarcísio Motta" OR Paes OR Ramagem OR "Tia Ju" OR "Índia Armelau" OR "Cavaliere" OR "silas malafaia" OR "universal" OR eleições OR "rio de janeiro" OR candidato OR prefeito OR prefeitura
Período: 31 de julho a 6 de agosto de 2024
Recorte geográfico: Brasil
Recorte idioma: português
Plataformas observadas: WhatsApp, Telegram, YouTube e Tiktok
Ferramentas de apuração: Palver
Conheça nossa política de privacidade.
Obrigada por ler a Ebulição!