🔥EUA: Pressão por Bolsonaro na posse (e em 2026)
#6: Tentativa de liberar passaporte inicia movimento por derrubada da inelegibilidade
Conhece alguém que deveria ou gostaria de ler nossa newsletter? Compartilhe este link.
A vitória de Donald Trump, nos Estados Unidos, deixou a direita brasileira tão animada que cresce em grupos públicos de WhatsApp e Telegram monitorados pela Palver um movimento para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a permitir que o ex-presidente Jair Bolsonaro vá à posse do republicano em janeiro de 2025. O passaporte de Bolsonaro está retido há meses e pelo menos outros dois pedidos de reintegração do documento feitos pela defesa do político já foram negados.
Desde o último dia 6, quando o mundo soube da vitória de Trump, nada menos do que 227 grupos públicos de WhatsApp e Telegram no Brasil (com mais de 440 mil membros no total) foram impactados por ao menos uma das 410 mensagens únicas que tratavam de “Bolsonaro” e “posse”.
Algumas dessas publicações amplificavam uma imagem na qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) mostra a Trump a tela do celular em que supostamente recebe uma ligação de vídeo do pai. Outras mensagens se dividiam entre dizer que o presidente eleito dos EUA já convidou ou que vai convidar o brasileiro para estar em Washington, D.C, em 20 de janeiro de 2025. A maioria das postagens buscava turbinar uma suposta pressão para que o ministro do STF Alexandre de Moraes autorize Bolsonaro a ir ao evento.
Em outubro, a defesa de Bolsonaro pediu a devolução de seu passaporte para que ele fosse a Israel a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A resposta foi não. O passaporte de Bolsonaro está retido desde 8 de fevereiro por determinação de Moraes, referendada pelo STF. A medida tem a ver com a investigação que apura o envolvimento do ex-presidente na tentativa de golpe de Estado ocorrida depois das eleições de 2022.
O movimento observado nesta semana nos apps de mensagem está certo de que o STF vai abrir uma exceção. Há quem diga que o Supremo não “vai falar não para o cara mais poderoso do mundo", numa menção a Donald Trump, e quem afirme que uma negativa de Moraes nesse caso poderia até “gerar mal-estar [do Brasil] com os EUA”.
Enquanto isso, nos grupos de esquerda, o que viraliza é uma imagem de Bolsonaro com chapéu e bigode, ambos ao estilo mexicano. O texto que acompanha a mensagem ressalta que o ex-presidente seria um imigrante ilegal se pousasse no EUA sem passaporte.
AJUDE A MANTER NOSSO CONTEÚDO GRATUITO: FAÇA UM PIX PARA CONTEXTO@LUPA.NEWS
E mais…
Postagens já tachadas por especialistas e fact-checkers como “absurdas” voltaram a circular com força em grupos públicos de WhatsApp e Telegram monitorados pela Palver na semana passada. O caso mais extremo – que levou seta dupla de viralização da Meta – é um vídeo gravado em agosto no qual o senador Marcos do Val (Podemos-ES) diz que Trump teria prometido ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que “botaria [o ministro do STF] Alexandre de Moraes na cadeia" assim que tomasse posse como presidente dos Estados Unidos.
No vídeo, do Val sugere também que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Tribunal Penal Internacional (TPI) são as únicas entidades que têm poder para prender Moraes. Todo o conteúdo é absolutamente falso, conspiratório e já foi fartamente checado. Veja exemplos aqui e aqui.
O segundo caso grotesco de mentira que voltou a circular e que também levou seta dupla da Meta é a mensagem que diz, em maiúsculas, que “O TRIBUNAL ELEITORAL REJEITOU O PROCESSO DE INEGILIBIDADE DO BOLSONARO!” e que o ex-presidente “VOLTA EM 2026”. O vídeo usado como prova de que ele estaria apto a se candidatar foi tirado de contexto (e verificado pela Lupa em junho). O que se vê na gravação é o ministro do TSE Benedito Gonçalves rejeitando a condenação de Bolsonaro por abuso de poder político. Mas Bolsonaro perdeu o direito de disputar eleições por oito anos (até 2030) em outro julgamento, por abuso dos meios de comunicação (ao convocar embaixadores para criticar o sistema eleitoral do Brasil com informações falsas). Esta decisão permanece válida.
Nota da autora
A 🔥Ebulição é pensada para atender às suas necessidades. Mande seus comentários e sugestões para cris@lupa.news.Um abraço carinhoso,
Cris Tardáguila
Fundadora e repórter da Lupap.s: A Lupa segue o Código de Ética da International Fact-Checking Network desde sua criação e tem a transparência e o apartidarismo como principais premissas de trabalho.
Metodologia desta edição
Query 1: kamala OR "kamala harris" OR camala OR cagala OR tamala OR trump OR "donald j. trump" OR "donald Trump" OR vance OR "jd vance" OR "J.D. Vance" OR "Tim Walz" OR walz
Query 2: trump OR musk OR bide OR kennedy OR wiles OR Homan
Query 3: bolsonaro AND posse
Período: 6 a 12 de novembro de 2024
Recorte geográfico: Brasil
Recorte idioma: -
Plataformas observadas: Grupos públicos de WhatsApp e Telegram