🔥Grupos cristãos atacam novo reality da Globo
Trisais de “Terceira Metade” provocam avalanche de críticas conservadoras no WhatsApp e Telegram
🗞️ O que está acontecendo?
Quase 100 mil brasileiros foram impactados, nos últimos três dias, por uma avalanche de vídeos e mensagens de WhatsApp e Telegram que atacam — com toda força — o novo reality show da Globoplay, Terceira Metade, apresentado por Deborah Secco e com estreia marcada para esta sexta-feira (18).
A proposta do programa, que reúne quatro casais dispostos a formar triângulos amorosos (os chamados trisais), acendeu um alerta entre grupos cristãos e defensores da “família tradicional”, que passaram a denunciar a atração como “perversa” e “libertina”, usando vídeos e mensagens de texto.
Cenas e frases extraídas do trailer do programa foram inseridas em montagens audiovisuais que também citam versículos bíblicos e apóstolos, numa clara tentativa de convencer os brasileiros de que o reality show não promove debate sobre amor e afetividade, mas sim a destruição de valores morais e da família como um todo.
Levantamento feito a partir de dados da Palver, ferramenta que monitora mais de 100 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram no país, identificou ao menos 45 mensagens únicas sobre o tema em pelo menos 37 grupos de conversa sediados no Brasil. Nenhuma das publicações traz comentários positivos sobre o programa. A maioria foi classificada (pela ferramenta de processamento de linguagem natural da Palver) como sendo negativa ou neutra frente ao assunto. Outro destaque está no fato de que a maioria das mensagens circularam em estados díspares como Minas Gerais, Sergipe e Acre, o que sugere o início de uma crítica potencialmente nacional.


Se a 🔥Ebulição já te ajudou de alguma forma, considere retribuir com um apoio voluntário — custa menos que um cafezinho por dia!
📊 O contexto importa:
A rápida disseminação dos ataques à Terceira Metade, com forte apelo religioso e emocional, indica que o reality show, ainda sem estrear, já se tornou alvo de conservadores, se consolidando como o mais recente campo de batalha da guerra cultural digital no Brasil. Esse fenômeno não é isolado: nos últimos anos, outros eventos culturais, como lançamentos de livros e exposições, também foram alvo de polêmicas e ataques similares, com alguns deles sendo suspensos ou definitivamente cancelados.
No material de divulgação do programa, a Globo apresenta o cenário — uma mansão à beira-mar na Bahia — e diz que lá os participantes que vivem o poliamor se envolverão em experiências únicas para explorar diferentes formas de amor.
Deborah Secco destaca que o programa busca refletir a diversidade de relacionamentos e conta com o acompanhamento da psicanalista Regina Navarro Lins, para oferecer suporte emocional aos participantes.
Seus críticos, no entanto, afirmam que a presença de Navarro Lins é apenas uma tentativa de legitimar um programa que, para eles, representa a "desconstrução da família". E Deborah Secco, conhecida por seu papel como Bruna Surfistinha no cinema em 2011, não é respeitável, segundo os críticos. Nesse ataque à atriz, há quem diga que ela já traiu todos os homens com quem se relacionou e que agora está disposta a ensinar o Brasil a fazer o mesmo.
🎥 O que viralizou:
O conteúdo crítico mais disseminado é um vídeo que circulou por 25 grupos públicos de WhatsApp e Telegram nos últimos três dias e que tem pouco menos de 2 minutos de duração. A gravação, que mistura críticas morais e discursos religiosos, conta com uma jovem narradora e já pode ter alcançado mais de 71 mil pessoas, segundo a Palver.
Logo no início do vídeo, a narradora questiona: "Quando foi que a perversão virou entretenimento?", dando seguimento a uma série de críticas que classificam o programa como uma tentativa de "desconstruir a família" e a Globo como uma entidade disposta a "reprogramar a sociedade", enfraquecendo instituições como a do casamento.
A retórica dessa gravação segue a linha de muitos outros conteúdos conservadores que circulam amplamente nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Tem forte apelo religioso, traz citações apostólicas e imagens de “famílias tradicionais” em perfeita sintonia. Até a manhã desta quinta-feira, o vídeo havia viralizado principalmente em grupos que se opõem à chamada "agenda progressista", segundo eles, defendida pela mídia tradicional.

💬 Por que isso importa?
O caso Terceira Metade ilustra com primor como conteúdos com forte viés ideológico e moralista podem se espalhar rapidamente em espaços digitais fechados, ganhando mais tração do que campanhas oficiais de divulgação. Tanto a TV Globo quanto Deborah Secco e os participantes do programa já devem estar cientes da força dessas críticas e da provável intensificação dos ataques pessoais de que podem ser vítimas nos próximos dias.
E mais…
Pelo menos três mensagens com origem em perfis ligados à esquerda brasileira circularam nesta semana por 27 grupos públicos de WhatsApp, propondo um boicote a produtos dos Estados Unidos. A campanha, que pode ter atingido até 12 mil pessoas em três dias, é uma reação à nova política comercial de Donald Trump, que anunciou a elevação para 50% das tarifas de importação sobre itens vindos do Brasil. A ideia, porém, não passou sem resposta. Perfis da direita contra-atacaram com deboche e ironia. Enquanto alguns questionaram a viabilidade prática do boicote, dado o peso de empresas americanas na vida cotidiana dos brasileiros, outros sugeriram que seus adversários levassem a ideia adiante e abandonassem seus iPhones e redes sociais.
📩 Conhece alguém que deveria ler a 🔥Ebulição? Compartilhe este link aqui.
Metodologia desta edição
Query 1: "perversão virou o entretenimento" OR "deborah seco" OR libertinagem
Query 2: boicot* AND (EUA OR Estados Unidos)
Período: 13 a 16 de julho de 2025
Recorte idiomas: Português
Plataformas observadas: Grupos públicos de WhatsApp e Telegram
Ferramentas de apuração: Palver.com.br
p.s: A Lupa segue o Código de Ética da International Fact-Checking Network desde sua criação e tem a transparência e o apartidarismo como principais premissas de trabalho.
Conheça nossa política de privacidade.
Obrigada por ler a 🔥Ebulição!